segunda-feira, dezembro 31, 2007

2007 -------------> 2008

Não gosto de fazer balanços de final de ano. Suponho que tenha a ver com o facto de nunca ser um balanço positivo. No ano passado escrevi: "Mas 2007 correrá melhor, com certeza. Primeiro, porque é difícil ser pior. Segundo, porque tenho a certeza que será melhor." Acho que o pior é que não posso dizer que foi melhor nem pior. E não estou a dizer que não se pode comparar anos. Não, nada disso. Digo-o porque não se pode comparar duas coisas tão iguais. É claro que houve aspectos em que 2007 foi melhor que 2006 mas, mesmo nesses aspectos, houve coisas piores. (...)

Deu-me de repente uma vontade de ir ler os post mais pessoais que fiz ao longo deste ano. Ia falar sobre o eu não gostar nada de passagens de ano citando um dos últimos posts do Pedro Mexia mas deu-me para outro lado. O que resta do post é sobre isso:

Estive agora a ler alguns dos post mais pessoais que fiz no blog para me lembrar de alguns dos meus dias deste longo ano e decidi que deveria atribuir o prémio melhor post ao post "Lua". Por várias razões. Para começar, as palavras nele contidas estão tão actuais quanto no dia em que as escrevi. Depois, porque teve bastantes comentários. Inclusive, positivos. E, ainda que se fosse hoje mudaria algumas coisas no português, exprimi exactamente aquilo que queria. A frase a reter é "Por fim, não depende de si para estar preenchida." Lembro-me de ter dado algumas voltas à cabeça para encontrar a melhor forma de exprimir esta nossa dependência. Queria que uma pessoa que estivesse a ler o texto sem atenção não desse por esta frase. Por outro lado, queria que ficasse bem clara e expressar a sua importância, daí estar no final do texto, também.

É com este post que fecho 2007. Até para o ano.


Segunda, dia 31 de Dezembro, 13.20: Estive a reler mais dois posts antigos (de Julho), gostaria de destacar o post em que falo da minha mudança mas, principalmente, o post em que falo sobre a morte de um Pombo e como isso se espalha(va) na minha vida. Em primeiro lugar, juntamente com o da Lua. Leiam ou releiam estes post que, não só me parecem dos melhores que fiz, mas também os que me deram mais prazer. E aqueles que fiz sem pensar, apenas por necessidade de desabafar sem ouvir aquelas respostas directas típicas.

12 comentários:

Maria del Sol disse...

Eu também sou bastante avessa a propósitos de ano novo e todas as outras coisas que se fazem em rebanho, sem nos questionarmos as razões, só porque tem de ser.

Seja como for, há sempre a tentação de capturar o que os anos nos trazem de irrepetível e de memorável, e aproveitá-lo para o futuro. O teu post sobre a lua é um exemplo disso. E essa é a parte da passagem de ano que eu gosto.

Beijinhos e que 2008 te traga boas supresas :)

Francisco disse...

é engraçado que com o teu comentário, reparei que post não é necessáriamente negativo (tirando a música dos Magnetic Fields, vá). Não sei como é que o entendeste mas obrigado por esta nova visão. Foi escrito num dia que me senti triste mas o que é engraçado é que poderia ter sido escrito num dia em que estava feliz. Estou impressionado com as minhas capacidades literárias, cof, cof.

bjs, bom ano!

Francisco disse...

Bastava, até, mudar para outra dos Magnetic Fields, tipo esta You and Me and Moon:

"Brian Wilson, 1960 and Vine
Summer kisses
In a Pendleton shirt, songs and gentle words
Granted wishes

When you look in my eyes, I go soft inside
And the sound of your voice sends shivers up my spine
And at the slightest touch, we're in love
You and me and the moon

In a cool gay bar where the people are entertaining
When the sun clocks in, we'll still be talking
And champagning

Underneath the strobe lights, we can dance all night
I'm a little bit shy, you're easy on the eye
And at the slightest touch, we're in love
You and me and the moon

When you look in my eyes, I go soft inside
And the sound of your voice sends shivers up my spine
And at the slightest touch, we're in love
You and me and the moon"

Francisco disse...

mas era capaz de dar uma falsa impressão com o "cool gay bar"

Anónimo disse...

acho q este ano mais do q nunca me sentei e pensei em tudo o q se passou. eu nunca fui d fazer isso. mas depois d tudo o q mudou impunha-se um arrumar de ideias, um varrer d poeira, e retirar algumas conclusões.

quanto ao teu post sobre a lua não acho que seja um post triste. é um post...discreto. tal como tu, aparentemente :)
identifico-me com algumas das coisas q lá dizes, com as minhas variações de humor, q já ficaram bem patentes no meu blog. mas eu desespero um bcd c a falta d atenção alheia, sou irritantemente carente e chorona. e convivo mal c o facto d estar sozinha.

enfim...isto parece já um consultório de desesperados.
mas foi mt fixe ter-te encontrado por aqui este ano, neste ponto d encontro virtual :)

um 2008 o melhor possível!
lol

Francisco disse...

agora ando mais discreto, sim, mas houve uma altura em que me expus mais aqui no blog. Junho e Julho, principalmente. Agora tenho preferido o silêncio.

as coisas desesperadas têm um encanto maior. são mais genuínas. é um sentimentoincontrolável, logo, mais puro.

pois foi, e tudo graças ao nosso minimalismo exacerbado :)

bom ano

Francisco disse...

acabei por fazer um pequeno acrescento ao post, caríssimas leitoras.

Anónimo disse...

as vinte e cinco miúdas
que comentaram isto
este ano
pareceram clones
umas das outras

Francisco disse...

muito difícil de adivinhar quem és, sara.

Anónimo disse...

lollllllll

e outro lol: agora é que vi que isto é só gajas a comentar. há que inventar um gajo já que o não há.
confirma-se que o xico tem sucesso com as gajas, mas isto eu já tinha dito e ele replicado.

Francisco disse...

ahahahahah, olha que não tenho. e andam aí pessoas que não comentam.

Anónimo disse...

mini caixotinho quem é o maior?

é o chico!