quarta-feira, junho 25, 2008

Folk

Há uns tempos não saberia dizer qual era o meu estilo de música preferido. Hoje já considero ser a música folk. A música folk parece-me um estilo para pessoas que têm algo a dizer. Ainda tenho falhas enormes mas gostava de um dia ser uma enciclopédia nesta matéria. É um estilo que esteve adormecido desde a segunda metade da década de '70 até ao final dos '90 mas parece-me que uma nova vaga de artistas está a revitalizar a folk americana (a inglesa continua adormecida, parece-me).
Uma das bandas mais interessantes que descobri recentemente foi a dupla Richard & Linda Tompson, marido e mulher, e são a minha mais recente obsessão - como podem ver ali ao lado nos artistas da semana. Por enquanto é uma cena minha e da MJ mas espero que se sintam tentados a descobri-los também. Para isso deixo aqui o vídeo de uma das minhas músicas preferidas deles, e que por acaso não está em nenhum dos dois álbuns que conheço, é a fantástica "A Heart Needs A Home":



Se ficaram interessados posso fazer upload do álbum I Want to See the Bright Lights Tonight.

6 comentários:

Maria disse...

Acho que descreves bem a folk - um estilo para pessoas que têm algo a dizer.
E dizer a 'Heart Needs A Home' ou 'I want to see the bright lights tonight' é dizer o que de melhor e mais bonito pode ser dito.

Maria del Sol disse...

Seria exagerado dizer que a folk é o meu estilo, já que ainda me falta conhecer muita coisa, mas está entre aqueles com que mais me identifico. Acho que é porque dou muito valor às palavras e na folk o maior despojamento instrumental é compensado por textos fabulosos.

Quanto ao casal Thompson, conheço mal os discos deles, mas gosto de algumas coisas de Fairport Convention (sobretudo o "Unhalfbreaking") e o filho, Teddy, surpreendeu-me pela positiva quando o ouvi a cantar umas versões de Leonard Cohen no documentário "I'm your man". Tenho de os descobrir melhor.

Anónimo disse...

tu devias ouvir era a joni mitchell, gaja maior do que tudo

venha daí o álbum dos gajos

Francisco disse...

eu por acaso gosto mais dele com a mulher que nos Fairport Convention. Mas se calhar ainda não ouvi os FC vezes suficientes, sou um bocado duro de ouvido. no outro dia descobri que ele participa na música "time as told me" do Nick Drake. <3

eu gosto da mitchell, talvez não tanto como tu ou como o morrissey (que lhe disse, em '97: "I think you're the greatest lyricist that has ever lived.") mas gosto bastante do Blue e das músicas que me mandas-te de outros álbuns.

tá aqui o link: https://download.yousendit.com/5ED25E1B576727DE (este yousendit é horrível para isto, nem sei porque é que o continuo a usar) destaco as mesmas que o allmusic 1,3,4,5 mas acrescentaria também a "The End of the Rain bow", que tem uma letra fantástica.

Anónimo disse...

o morrissey disse isso à joni mitchell? fogo, ainda gosto mais dele

vou tirar o disco
obrigados

(ainda não comprei o bilhete para os magnetic fields, espero que o sonho que eu tive sobre o bilhete não se concretize e eu não ande a chorar na aula magna por não ter arranjado o bilhete)

Anónimo disse...

(entretanto li essa tal entrevista do morrissey à joni mitchell)