segunda-feira, junho 02, 2008

Bill Callahan @ Santiago Alquimista

Antes do concerto mandei uma mensagem a uma amiga a perguntar se ia. Disse que não, que já tinha visto smog e que não tinha sido nada de especial. Fiquei de pé atrás. Cheguei ao Santiago Alquimista, e foi com menos 18 euros no bolso que vi muitos instrumentos. "Ele vem com banda?" "Sim, vem". Dois pés atrás, estava à espera que fosse um concerto intimista. Nesta altura havia cerca de 3 pessoas na sala. Vê-se o Bill passar sozinho para os bastidores mas ninguém liga muito. Ainda com a sala quase vazia, entra o senhor que fez a primeira parte, Alasdair Roberts. Uma das melhores primeiras partes que já vi. Fez-me lembrar o Townes Van Zandt (com sotaque Escocês) e isso só pode ser bom. A sala vai enchendo à medida que a hora se vai aproximando. Entra o Bill Callahan e a sua banda e começa o concerto. Já não tem a cara de miúdo que se vê nas fotos. Parece mais velho, mais estranho, mais distante. Dança de forma estranha. Depois contrapõe isto com uma ou outra piada. O concerto muito rock, a voz mais crua que nos álbuns, as músicas tocadas com muita intensidade. Só tocou duas do último álbum, "Diamond Dancer" e "Sycamore" mas tiveram entre as melhores. A "Rock Bottom Riser", a "Say Valley Maker" e a "Blood Red Blood" foram alguns dos melhores momentos. Mas o melhor momento (e mais puro rock) foi, já no encore, a música "Blood Flow" que não conhecia mas que pôs toda a gente a bater o pé e a mexer o corpo. No final do concerto, diz o João Bonifácio, "carregou o material todo para a carrinha. outra merda que nunca tinha visto um gajo deste estatuto fazer." A simplicidade pareceu de facto ser uma das suas características. E a intensidade, meus caros amigos, a intensidade.

4 comentários:

Anónimo disse...

não sei quê, bla bla bla, O FAMA SHOW É UM PROGRAMA DE QUÊ? É UM CONCURSO, É O QUÊ, CARALHO????

Anónimo disse...

� tavam � espera que o rapaz viesse com mais roadies atr�s para ter de lhes pagar mais. � um concerto em portugal, p� � na descontra. fiquem bem, peace.
olhem, como foi os tokio hotel no rock in rio?

Francisco disse...

é um programa que fala sobre os famosos.

intenso, também. havia lá um trio de miúdas desde as 6 da manhã de 6ª feira.

Maria del Sol disse...

Só te posso gabar a sorte. Quem me dera ter estado assim tão perto desse grande senhor.
A semana passada foi, sem dúvida a semana dos songwriters em Lisboa: Cat Power, Scout Niblett e Bill Callahan. Ainda bem que fui à Cat, senão a minha birra adivinhava-se insuportável. :P