terça-feira, janeiro 22, 2008

the unclean spirit entered

Quando estava no 9º ano - se não me engano -, numa das última aulas de inglês do ano, a minha professora pediu-nos que levássemos para a aula uma música que tivesse uma letra de que gostássemos. Eu levei a Jeremy dos Pearl Jam, não percebendo, até hoje, a ironia da coisa. É que a música é sobre um puto que levou uma arma para a escola, matou uns colegas e de seguida, suicidou-se. Conhecia a história e foi por ela que levei a música, não queria cá cantigas de amor foleiras. Felizmente, não fui um dos que foi para a frente da turma apresentar a música. É que alguém podia perceber este segundo sentido e isso era chato. Dirão que a letra da música fala mais sobre a relação com os pais mas, a verdade, é que foi os colegas que ele matou.
Será que haveria, subconscientemente, um sentimento de revolta – não tão grande, obviamente, e muito menos esta tendência suicida mas qualquer coisa - para com eles? Penso que não, mas não posso jurar. Talvez uma procura de espaço ou uma vontade de afirmação pessoal.



Continuo a gostar da música e do vídeo. Mas, agora que revi o vídeo, faz-me confusão estar-me a comparar com o puto. Enfim, vocês percebem a ideia.

4 comentários:

Anónimo disse...

nessa altura, se a minha professora de inglês me tivesse pedido p levar uma musica era provavel q levasse alguma do ok computer, era o meu vício naquela altura. já viste? éramos tão à frente, éramos miúdos a ouvir boa música, daquela intemporal! os putos de hj, generalizando, só ouvem porcaria. eu acho que nós, apesar de todo o lixo q tb ouvíamos, ouvíamos coisas de qualidade muito superior. mesmo o lixo era melhor que o lixo de agora. mas isto era assunto para um post inteiro.

Betty Coltrane disse...

pois é....

eu teria levado provavelmente red hot chili peppers, que era o meu vício na altura (e dos poucos cds q eu tinha, cof, cof)

concordo com a curse, aliás já discutimos isso muitas vezes.

é normal que na adolescência a tenhas escolhido, as coisas têm sempre um sentido diferente quando temos 14 anos e uma gigante revolta dentro de nós.

Maria del Sol disse...

Concordo com elas, apesar de todos os one-hit-wonders crescemos com música bem melhor que os miúdos de agora. Canais como a MTV (que agora está pelas ruas da amargura), o VH1 ou o Viva tiveram um papel importante nisso. Se em vez disso nos tivessem dado DZR'T e outras porcarias do género :S
enfim... daqui a 10 anos cá estaremos para ver o que é feito dos fãs deles. :P

Ema disse...

sim, é assustador.