quarta-feira, janeiro 02, 2008

Desilusão 2007

É costume falar na maldição do segundo álbum, referindo os Stone Roses, quando uma banda que teve muito sucesso no seu primeiro álbum lança o seu segundo álbum. Não o farei. Mas, a verdade, é que uma banda que em 2005 pareceu ser uma lufada de ar fresco deitou muitas das expectativas criadas, por terra. O álbum não é mau, claro, a questão de eles serem bons nem se põe, mas quando comparado com o anterior parece que, uma banda que parecia ter ideias para dar e vender ficou, de repente, presa a ideias já experimentadas. Basta ver que aproveitaram a música No Cars Go, que era já sobejamente conhecida por todos um ano antes do álbum sair, fazendo uma nova versão que é unanimemente considerada pior. Talvez se os pudesse ter visto ao vivo no SBSR teria uma opinião diferente. Mas é que até mesmo a capa do álbum não vale nada. As melhores músicas: Keep the Car Running, Black Waves / Bad Vibrations, (Antichrist Television Blues) e No Cars Go.

A segunda desilusão foi um artista que, tal como os Arcade Fire, conheci no verão de 2005. Mas, neste caso, o Andrew Bird não me desiludiu com o Armchair Apocrypha que, sendo pior que o anterior, é bastante bom. E o ser pior era já esperado visto que o Andrew Bird & the Mysterious Production of Eggs é um álbum brilhante. O que me desiludiu foi o concerto dele. Já o tinha visto no Lux no início de Setembro de 2005 e digamos que este concerto ao lado do outro é como comparar o cu com as calças. Algumas coisas não são culpa dele como a sala e, consequentemente, o meu lugar, e a sua falta de intimismo. Noutras, terá de assumir que poderia ter feito melhor.

13 comentários:

Anónimo disse...

a minha desilusão deste ano deve ter sido o volta, da björk, cantora q eu adoro mas q fez um álbum que nem fui capaz d ouvir até ao fim.
quanto ao neon bible, não me cativou à primeira. depois passei por uma fase de o ouvir incessantemente. e depois tornei a desprezá-lo, até hoje. nunca mais o ouvi. existe outra razão p n o fazer mas essa é estúpida demais para poder partilhá-la. este álbum tem momentos sublimes como a intervention, a black waves/bad vibrations (genial a segunda parte...) e a my body is a cage ( uma das minhas preferidas deles). mas dps tem momentos mt ordinários, como a keep the car running, e outros intragáveis como a antichrist television blues, q n consigo ouvir nem 10 segundos.

tb estava com grandes expectativas para ouvir o do jens lekman, dps d tudo o q foi dito, e acabei de o ouvir há momentos pela 1ª vez e odiei. quase tdas as músicas fazem-me lembrar genéricos de séries americanas dos anos 80 (vou ser odiada por ter escrito isto).

Francisco disse...

ena, basicamente estamos em desacordo em tudo.

1- Eu prefiro a primeira parte da Black Waves / Bad Vibrations
2- Disseste que uma das tuas preferidas era My Body is a Cage e eu não a acho nada de especial.
3- Falaste mal de duas das músicas que destaquei.
4- Dizer mal do Jens Lekman dá direito a cartão amarelo

Anónimo disse...

pronto...vou deixar de vir aqui.


adeus!

Francisco disse...

sempre ganhavas uns 5 minutos por dia. ao fim do ano tinhas 1825 minutos ou 30,42 horas disponíveis :0

Anónimo disse...

LOL não sei o que é mais impressionante: os números que apontas ou o facto de te teres dado ao trabalho de fazeres as contas... :P

ná, eu volto. a culpa é do francisco e do seu sucesso irresistível com as mulheres. a anónima é que a sabe toda!

Francisco disse...

ahahahah, sem dúvida, a anónima é a minha fã nº1.

Francisco disse...

olha, a anónima parece que ficou "mais contida" com a minha afirmação

Maria del Sol disse...

Não querendo fazer o "Neon Bible" maior do que ele é, se tivesses ido ao concerto do SBSR compreenderias porque é que lhe teci tantos louvores na minha selecção. Mas, admito-o, é inferior a "Funeral". É complicado igualar o impacto que essa primeira pérola teve.

Anónimo disse...

não querendo fazer o "neon bible" pior do que ele é,
eu cá acho que a montra outono-inverno da bershka que eles puseram em agosto com aquele fundo laranja lima e as mini-saias com collants electro-choque foi a grande desilusão de 2007.

claro que as três melhores montras de 2007 são:
1 - a montra na h&m no fórum almada, em setembro
2 - a montra da pull & bear, em outubro
3 - a montra da shop one na avenida almirante de reis, em setembro

é complicado igualar o impacto que estas pérolas tiveram.

Francisco disse...

ahahahahah, é deste tipo de coisas que queres que fale?

Anónimo disse...

claro, o post do casaco novo foi o mais giro de 2007 neste blog.

Anónimo disse...

FÃ Nº1???? FÃ Nº1 O CARALHO, SIM??? EU SOU A FÃ Nº0, A SARA É QUE É A Nº 1!!!!

XICOOOOOOOOOO
XICUUUUUUUUUUUU
UCIXXXXXXXXXXX
OCIXXXXXXXXXXXXX

XAVALO
INTELIGENTE
CHARMOSO
OPIÁCEO

X - I - C - OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Francisco disse...

ahahahahah, ok, então és a número 0.