segunda-feira, janeiro 14, 2008

of Montreal - Icons, abstract Thee

Hoje comprei este EP dos of Montreal. Foi lançado o ano passado, depois do álbum Hissing Fauna, Are You the Destroyer? e, pela capa, esperava que estas cinco canções fossem uma extensão do que foi o álbum (até pela capa que se assemelha em tudo ao referido álbum). E é e, ao mesmo tempo, não é.

O facto de as letras serem, tal como no último álbum, depressivas trás, automaticamente, o HFAYtD à baila. Era caso único na carreira dos of Montreal. E parecia que ia continuar depois de ouvirmos a primeira música. Kevin Barnes parece estar de volta à caracterização de personagens que o caracterizou (passo a redundância) durante anos. Instrumentalmente esta, Du Og Mog, é em tudo parecida com algumas das músicas encontradas no Hissing Fauna. A segunda faixa, Voltaic Crusher/Undrum to Muted Da, poderia perfeitamente ter sido feita entre os dois últimos álbuns. Conseguimos facilmente detectar pequenos aspectos que remontam a ambos os álbuns. Já a letra, a melhor de todo o EP, na minha modesta opinião, parece saída de uma fase pós-depressão por letra ser pessoal mas muito altruísta - “And please, please, please God, don't be a bastard / Christ knows she deserves something nice for a change” - mas, por outro lado, faz pouco de si mesmo e parece mais deprimido que nunca - Please don't lose any sleep over me, baby / I hardly exist. É nesta incerteza que partimos para a terceira música. Mais uma vez somos surpreendidos. Desta feita pelo facto de a música ser acústica. Há muito que não víamos uma música destas. Talvez desde a fantástica City Bird do Satanic Panic in the Attic. Já a letra nada tem a ver com os tempos acústicos da banda. A derrota é a palavra de ordem. Ele sente que a derrota é certa, as we struggle against some impossible current, mas parece confuso sobre que passo dar - How can we make things light again? How can we win? - lutar ou desistir? - Leave me, don't leave me alone. Entra a quarta música. A suavidade das músicas acústicas dos primeiros dois álbuns. Uma guitarra a fazer lembrar a já referida City Bird e uma letra sobre a sua preocupação com a filha, Alabee, agora que se encontra divorciado - Little friend, I know I've made it / So, so much harder on us / And lost you / Because I couldn't keep it together. Novamente o altruísmo, diria eu. Com a quinta voltamos ao último álbum. Tem quase dez minutos mas parecem duas músicas diferentes, uma até aos três minutos, uma transição e outra música diferente. Acaba de uma forme triste, com a repetição da frase And I never, ever, ever wanted to write this song / I always thought things would change somehow / And we would start getting along but it’s hopeless / Hopeless.

Se alguém estiver interessado posso tentar disponibilizar isto num desses sites de partilha de ficheiros. Mas vale a pena os 7 euros que dei no El Corte Inglês por ele.

Post-Scriptum: aqui está o link. Têm 7 dias.

9 comentários:

Maria del Sol disse...

Depois do deslumbramento de "Hissing Fauna..." acredito que valha bem a pena comprar. Mas, entretanto, bem que podias disponibilizar, que a minha carteira não está nos seus melhores dias :S

Esse EP vai ser uma raridade preciosa daqui a uns anos ;)

Anónimo disse...

a capa é linda! mas tou cm a maria... tá escasso =/

ainda assim, vou pensar seriamente.

Francisco disse...

desculpem lá mas vou ter de apagar o que escrevi e escrever tudo outra vez. está tudo mal. menos a parte de valer imenso a pena.

vou jantar, depois escrevo isto melhor e desponibilizo isto.

Francisco disse...

o texto já está

daqui a nada acrescento-lhe o link para download que o pc está muito lento e por isso está a demorar muito a ripar

Anónimo disse...

já cá canta (toca)! e é maravilhoso...

Maria del Sol disse...

Obrigada! Vou já tratar de me apoderar dele ;)

Ema disse...

7 euros não é nada mau. mas sim, depois quando estiver no meu computador vou tratar de me apropriar. se conseguir, claro.

Marvin disse...

Obrigados!!!

Francisco disse...

sempre às ordens