sábado, janeiro 05, 2008

Descoberta 2007

A maior descoberta que fiz o ano passado foi este álbum. Do Bob Dylan só conhecia o álbum Freewheelin' Bob Dylan e os clássicos, como é o caso da música "Like a Rolling Stone", desta obra-prima. Foi em Agosto, quando estava em Santa Cruz e apetecia-me ouvir coisas novas (nunca vou lá por recomendações), que peguei neste e no, também enorme, New Skin for the Old Ceremony, do Leonard Cohen. Ouvi, cada um deles, umas trinta vezes nesse curto espaço de tempo (não ia à praia, o que é que querem). Foi portanto apartir deste álbum que me interessei mais pelo Bob Dylan e fui averiguar parte da restante obra. O Blonde on Blonde poderia muito bem ser a "descoberta 2007", já que nada fica a dever a este. Aliás, nos últimos tempos, oiço-o mais que este.

Em 1985, numa conferencia de imprensa, quando lhe perguntaram o significado da capa (enquanto fazia a pergunta o entrevistador diz que a capa tem uma filosofia, palavras com as quais o Bob Dylan se ri), ele disse que era uma foto que tinha tirado e para a qual ainda nem tinha olhado bem. Ao que o jornalista, visivelmente desapontado (para não dizer irritado), responde que "I have thought about it a great deal". Foi só tirada num dia em que estava sentado nos degraus, diz ele. O Bob Dylan é isto. É esta despreocupação que o define.

Fiquem com este vídeo com parte da música "Ballad of a Thin Man" em que se ouvem insultos (estes parecem-me mesmo insultos, mas longe de mim querer influenciar a vossa precepção da cena, caros deputados e deputadas) feitos por ter deixado a folk mais tradicional e ter pegado na guitarra eléctrica. O tempo veio-lhe dar razão, este álbum é hoje um clássico:


3 comentários:

Marvin disse...

Todas as boas imagens tem um sentido... Toda a gente gosta de tentar dar algum sentido às imagens... E toda a gente gostaria de saber qual o sentido directamente da fonte...
Esta é uma boa imagem, e tem um sentido mas o Bob não é parvo, e obviamente não dar a sua interpretação. Caso dê o sentido da foto passa a ser só o seu e deixa de ser a interpretação de cada um, perdendo assim todo o seu interesse...

Nada me da tanto prazer do que ouvir o dylan a "dançar" a volta dos jornalistas, como neste pequeno segmento do Don´t Look Back:
http://www.youtube.com/watch?v=pR8YuIGqWi4

Francisco disse...

sim, tem de ter, mas a piada é que ele parece mesmo certo de que é mesmo só uma fotografia.

sim, sim, esse vídeo é genial.

Anónimo disse...

também há muito pouco tempo descobri bob dylan e estou a gostar bastante.

De facto a fotografia à primeira vista não tem nada demais, mas aposto que quando foi tirada ele estaria a pensar am algo muito importante, por isso a pos na capa, mas isto sou só eu a dizer.