domingo, junho 03, 2007

Andrew Bird @ Cinema S. Jorge e Low @ Santiago Alquimista

Dois Concertos. Um no dia 31 de Maio (5ª feira) e outro no dia 2 Junho (Sábado). Um pela segunda vez outro pela primeira mas ambos em locais novos para mim. Aqui ficam uns pequenos comentários:
Andrew Bird

Quando o vi pela primeira vez no Lux em 2005 mal o conhecia e, por isso, as expectativas eram baixas. Acabou por ser um dos melhores concertos a que já assisti até hoje. Desta vez, o meu conhecimento dele era muito maior e, consequentemente, as expectativas também. Não tendo sido um mau concerto, longe disso aliás, ficou bastante aquém das expectativas. O lugar era mau, a sala era enorme, a intimidade foi pouca, os assobios (dele) ainda menos. Mas claro, quando a qualidade do músico é muita nunca um concerto pode ser mau. Já gora, mais uma vez, lembrei-me do Jeff Buckley em dois ou três momentos, têm vozes parecidas, ao vivo.


Low

Não conhecia praticamente nada deles, tinha ouvido duas vezes um álbum e uma vez outro (sendo que eles têm 10) mas a verdade é que foi um dos melhores concertos a que já assiti (concorre talvez com o Rufus Wainwright na Aula Magna, Andrew Bird no Lux e Bonnie 'Prince' Billy no Maxime). O Santiago Alquimista é uma grande sala e o meu lugar era ainda melhor, sentado na primeira fila (a única que estava sentada) numa pequena elevação em madeira a dois metros do palco. Como disse um rapaz no Forum Sons: "a 1a hora de concerto, então, foi talvez a experiência mais intensa (emocionalmente) a que já assisti num concerto..." e eu não posso deixar de concordar. E também concordo com o que foi dito no disco digital: "Poucas palavras foram ditas e também tal não foi necessário. O que se viveu ontem à noite no Santiago Alquimista foi quase uma experiência religiosa entre público e banda, a qual já era há muito esperada, e ainda assim não era de esperar que atingisse níveis tão elevados de contentamento. Memorável. " Assim vale a pena.

6 comentários:

cláudia lomba disse...

eu gostei muito do andrew cá, apesar do som ter dado uns certos problemas no inicio.

low, não conheço grande coisa, mas sou rapariga para acreditar no que dizes, vá.

:)*

Francisco disse...

eu também gostei mas tinha expectativas muito mais altas.

eu também não conhecia nada quando fui para o concerto, o meu irmão é que conhecia bem.

ritah disse...

deixaram te entrar no lux?

Francisco disse...

já tinha 18 anos mas pediram-me o bilhete de identidade e eu não tinha então ele pergunta-me em que ano nasci e eu respondi rapidamente 87 e ele lá facilitou, até porque era um concero.

ritah disse...

pfff

bitsounds disse...

conhecia quase tudo dos Low e sim, foi um bom concerto, embora já passou muito tempo desde low division, esse grande albuns .... e já não soam igual ....