domingo, junho 17, 2007

Top 10

Estava eu a ouvir a música "I Don't To Get Over You" dos Magnetic Fields e a pensar que adoraria ter escrito aquela música, não conheço nenhuma outra que expresse esse sentimento tão verdadeio. E foi por isso que me lembrei fazer o top 10 das músicas que eu mais gostava de ter escrito, ou porque representam aquilo que sinto e/ou porque são, simplesmente, pura poesia. De referir que o top foi feito um pouco à pressa mas, pronto, aqui vai:

1- The Smiths - Unloveable

I know I'm unloveable
You don't have to tell me
Oh, message received
Loud and clear
2- Morrissey - Seasick, Yet Still Docked


I wish I had the charm
To attract the one I love
But you see
I've got no charm

3- Jeff Buckley - Last Goodbye


This is our last goodbye
I hate to feel the love between us die.
But it's over
Just hear this and then I'll go:
You gave me more to live for,
More than you'll ever know.
4- The Magnetic Fields - I Don't Want to Get Over You


I don't want to get over you.
I guess I could take a sleeping pill and sleep at will
and not have to go through what I go through.
I guess I should take Prozac, right,
and just smile all night at somebody new,
somebody not too bright but sweet and kind
who would try to get you off my mind.
I could leave this agony behind
which is just what I'd do if I wanted to,
but I don't want to get over you

5- The Smiths - There Is A Light That Never Goes Out

Take me out tonight
Where there's music and there's people
Who are young and alive
Driving in your car
I never never want to go home
Because I haven't got one
Anymore
6- Joy Division - Isolation

Mother, I tried please believe me,
I'm doing the best that I can.
I'm ashamed of the things I've been put through,
I'm ashamed of the person I am.

7- The Beach Boys - God Only Knows

I may not always love you
But long as there are stars above you
You never need to doubt it
Ill make you so sure about it

8- The Beatles - Yesterday

Yesterday, all my troubles seemed so far away
Now it looks as though they're here to stay
Oh, I believe in yesterday

9- Morrissey - Trouble Loves Me


Trouble loves me
Walks beside me
To chide me
Not to guide me
It's still much more
Than you'll do

10- Leonard Cohen - Avalanche

I have begun to long for you,
I who have no greed;
I have begun to ask for you,
I who have no need.
You say you've gone away from me,
but I can feel you when you breathe.

23 comentários:

ritah disse...

devias mudar o nome do blog

Anónimo disse...

falta aí: "believe in me as i believe in you, tonight"

Francisco disse...

porquê? sugestões?

essa tava em 11º, foi azar.

ritah disse...

isto n e a vida dos outros. nao e. so se considerares que o teu eu está profundamente alienado do teu ser físico e que, como tal, pertence ao universo exterior e não à tua própria pessoa, pelo que a tua vida corresponde à vida dos outros.

que tal: "a minha vida tal como ela é, presunçosa e aborrecida" ?

ritah disse...

(nota: é tao mais facil e o discurso flui tão melhor quando se está a dizer mal e não a elogiar! impressionante! acho que vou fazer mais disto)

Francisco disse...

já pensaste que pode ser de propósito? já pensaste que pode ser para haver essa ironia? todos os blogs têm um nome que define o que lá se escreve, o meu também, o nome define tudo o que aqui não se escreve, logo, define o que se escreve. percebeste ou queres que te faça um desenho? (hihihihi)

é verdade, agora percebes porque é que eu estou sempre a fazê-lo no teu blog.

ritah disse...

ainda sou capaz de identificar a ironia nas coisas. ainda sei as figuras de estilo todas de cor. a malta de economia continua a ser mt diferente da do 1º agrupamento.
acho simplesmente q foste preguiçoso. podias ter ido mais longe. algo mais BAMMM! assim parece que tens um blog sobre a vida do jet 7.


qq dia excomungo-te do dc, minorca.

Francisco disse...

ahahahahah, o nome foi retirado de uma música dos Pluto, banda do Manuel Cruz, vocalista dos Ornatos Violeta. Por isso não podia ser mais "BAMMM!". Capiche?

gostei do "minorca", deu agressividade à cena.

Francisco disse...

esqueci-me da "Last night I dreamt that somebody loved me". Peço desculpa. Aqui fica a letra:

Last night I dreamt
That somebody loved me
No hope, no harm
Just another false alarm

Last night I felt
Real arms around me
No hope, no harm
Just another false alarm

So, tell me how long
Before the last one ?
And tell me how long
Before the right one ?

The story is old - I KNOW
But it goes on
The story is old - I KNOW
But it goes on

Oh, GOES ON
And on
Oh, goes on
And on

Anónimo disse...

Boa noite.

Gostei das problemáticas aqui colocadas pelos vários intervenientes.

Caro Francisco, mais uma vez gostei destes pequenos excertos.
Pela análise cuidada de cada um deles posso desde já identificar no Francisco uma necessidade de retorno à infância e ao ventre materno.

A sua situação psicológica, Francisco, resume-se a isso mesmo.
O Francisco foi largado neste mar revolto e agitado que é a vida. Assustado, esbraceja como pode respirando de forma aflitiva.
Mas verá que com o longo tempo que vai passar neste mar, deixará de ficar assustado. Passará a nadar sem medo e com um grande à vontade.
Francisco, esse esbracejar assustado é o começo de uma vida livre e esplendorosa.
E como dizia um psicólogo meu amigo, "andar a pé faz bem às pernas".

ritah disse...

fique sabendo q eu tenho o cd dos ornatos, por isso nem sequer precisava dessa arvore da familia musical do manuel cruz, ta?! tem a mania, mr-so-ouço-se-os-outros-n-conhecerem

Anónimo disse...

olá, doutora teresa.
gostava que me analisasse também. é possível?
eu sou A anónima.
obrigada.

Francisco disse...

Sim, tive uma infância bastante boa. não que a minha adolescência tenha sido má mas tenho muitas saudades da infância. Há outra música dos Joy Division que tem uma frase lindíssima e que é representativa disto:

Without the protection and infancy's guard it all falls apart at the first touch

É mesmo isto, depois dos primeiros anos de vida temos de nos adaptar a "viver sozinhos” e tomar as nossas próprias decisões. Não é fácil. Mas, como tou a chegar aos 20 anos, isto já deve tar a ir ao sítio

Francisco disse...

só agora vi os outros dois comentários (tava a escrever quando foram feitos, o que só prova que o "a vida dos outros" anda concorrido:

ritah - não tens a noção do que dizes, minha cara. a minha banda preferida, os smiths, têm mais fans que os teus bloc party e os teus interpol juntos, e agora? tou-me a cagar. a sério, isso são acusações sem fundamento.

anónima - mais uma vez, sem perder tempo (ver comentário ao comentário no post anterior)

ritah disse...

afinal bitter és tu, anão. os meus interpol são uns fofos é o que é! trata-os bem.

Francisco disse...

ahahahah

Anónimo disse...

Bom dia, anónima.
É desde já uma grande honra pedir-me que a analise também.
Torna-se uma tarefa digna de um Hércules analisar um indivíduo quando não se possui informação suficientemente detalhada para isso.

Desde já, peço-lhe que aguarde enquanto eu, no meu consultório, vou seguindo este pequeno espaço cultural entre a consulta do meio dia e a das três.
Vou tentar desta forma aperceber-me do que vai dentro da cabeça da anónima, qual o porquê de aqui estar e para onde vai.

Como diria Freud, "apreendemos os outros enquanto, sossegados, bricam eles de indumentárias que não são as deles, mascarados de quem querem ser no futuro".

Anónimo disse...

Devo dizer, estou a adorar o estilo desta "Ritah"!

Faz-me lembrar as nossas futeis disputas da nossa infancia sobre quem era melhor: Metallica ou Nirvana.

Lembras-te, pigmeu?

Francisco disse...

como poderei eu esquecer esses tempos, camarada

Anónimo disse...

mas, ó doutora teresa,
não tenho muita paciência para aguardar.
é que eu, A anónima, já fui mais comentariosa.
a bem dizer e em bom português,
já dei o que tinha a dar.
a doutora tenha lá paciência
e veja o meu background,
todo o historial clínico.
estou necessitada de uma análise sua,
é com entusiasmo que a tenho lido e admirado.
agora, se me dá licença,
vou ver aquele concurso das 3 da manhã na tvi, em directo.
se ainda não conhecem, vejam.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

esse concurso, para mim é neste momento o melhor programa televisivo da actualidade. Chama-se toca a ganhar

Anónimo disse...

consegue fazer uma mistura explosiva entre cultura e telefones.