quarta-feira, maio 30, 2007

Jeff Buckley (17.11.1966 - 29.05.1997)

A única desculpa é que ainda estou a escrever no dia 29 de noite.
Jeff Buckley é um dos meu músicos favoritos e foi também (para o bem ou para o mal) muito importante na construção do meu gosto musical. É uma pena que ele tenha morrido tão cedo e não tenha tido oportunidade de lançar o seu segundo álbum que, pelo “rascunho” que chegou até nós, iria ser bastante bom. O mais interessante no Jeff Buckley é que é capaz de agradar a pessoas com vários tipos de gostos musicais (foi por isso que ofereci há pouco tempo o Grace a um amigo meu com gostos duvidosos). Para além disso, aliava à sua belíssima voz uma enorme capacidade em termos de composição, que está bem evidente no Grace. Um contraste entre uma simplicidade na maneira de ser e uma grande ambição em termos musicais, fizeram dele uma pessoa única.
Lembro-me que, há um ano e meio quando fui ver o Andrew Bird actuar sozinho no Lux, em alguns momentos lembrei-me dele e pensei como seria vê-lo ao vivo. Dificilmente terei essa mesma sensação na quinta-feira quando o for ver outra vez, já conheço bem demais o Andrew Bird para o comparar com quem quer que seja. Lembro-me também, que o meu irmão teve essa mesma sensação em um ou dois momentos do concerto. Isto para dizer que o Jeff Buckley me marcou muito e que não penso que alguma vez vou deixar de gostar de o ouvir.
O Grace continua a ser o álbum que faz mais sentido ouvir em noites solitárias. E podem vir mais 10 que isso não mudará.

7 comentários:

Anónimo disse...

aleluia.

Francisco disse...

é impossível destacar só essa...


Ps: actualizei a frase e o video na sidebar para a semana.

Anónimo disse...

aleluia não era da música, foda-se. era à falta de comentário melhor, um trocadilho, um bem haja, um "sem comentários", um "sim, o jeff buckley é daqueles a que se volta lá sempre". isto uma pessoa tem de explicar tudo.

Francisco disse...

usar a palavra aleluia num comentário ao Jeff Buckley é muito ambíguo

Anónimo disse...

Adoro o facto de a palavra "aleluia" ter perdido todo o significado religioso, nesta idade moderna.

Vou lentamente descobrindo o caminho Buckley. Mas ainda tenho mto que aprender (e a vontade é minima).

Leaven disse...

Grace...

Encontrei o blog por obra do acaso durante uma aventura pelo google...

Vi Jeff Buckley e Tindersticks e disse... "Ui, ainda há pessoas no mundo."

Anónimo disse...

Obrigado por Blog intiresny