sábado, setembro 01, 2007

Férias


«Aqui nesta praia onde
Não há nenhum vestígio de impureza,
Aqui onde há somente
Ondas tombando ininterruptamente,
Puro espaço e lúcida unidade,
Aqui o tempo apaixonadamente
Encontra a própria liberdade.»
Sophia de Mello Breyner - Liberdade


Boa noite, caros leitores

Aqui estou eu de regresso. Continuo o mesmo trombas que vocês já conhecem com apenas uma novidade: mais calmo. É esse o efeito que Santa cruz tem em mim. Vou para lá desde sempre, e a verdade é que nunca tinha notado tantas mudanças como agora. De um ano para o outro fez-se de tudo, tendo levado o meu irmão a comentar, e bem: «Dr. António Costa ponha os olhos nisto». De todas as mudanças gostei principalmente da ciclovia. Todos os dias ia passear para lá, tomando algumas estradas mais pequenas por entre as estufas e as hortas para respirar o ar do campo. Mas dizia eu que ir para lá me acalma, a praia mesmo à frente de casa, o som das ondas, a liberdade de um passeio de bicicleta, um bonito pôr-do-sol todos os dias, a pouca urbanização (que de ano para ano vem sendo maior) e até a solidão, que permite não ter de dar satisfações a ninguém. Mas a verdade é que estou de volta. Mas não estou de volta só à cidade, e tudo o que isso implica, estou de volta às coisas que me deixam triste. Não que estas coisas nao estejam na minha cabeça, estão, mas quase parecem não ser problemas. Ganham uma dimensão diferente enquadradas em toda a beleza natural que Santa Cruz proporciona. Agora que estou de regresso sinto-me mais capaz de enfrentar mais um ano (penso que já referi que para mim os anos começam em Setembro e não em Janeiro) mas a verdade é que não vou deixar de ser o deprimido a que já vos habituei.

3 comentários:

cláudia lomba disse...

voltaste com a sophia, já gostei do regresso!

Francisco disse...

"já gostei do regresso", isso quer dizer que se eu não tivesse voltado com a sophia não tinhas gostado do meu regresso. Está bem.

Francisco disse...

já agora: a foto foi tirada ao pôr-do-sol por mim da minha casa, para terem a noção da bela vista que se tem.