segunda-feira, dezembro 04, 2006

Yo La Tengo @ Aula Magna


Como quase sempre, a curiosidade levou-me a mais um concerto. Quase todos os concertos a que vou é por curiosidade, não por conhecer/gostar realmente da banda, e tenho me saído bem. Um concerto para o qual tinha expectativas bastante altas, visto que o meu irmão os viu recentemente em Bruxelas e já me tinha dito que o concerto tinha sido "do caralho", e a verdade é que as minhas expectativas vieram a confirmar-se. Um concerto que primou pela variedade, visto que eles passam de uma música com mais de 5 minutos de distorção de guitarra para uma música alegre e animada. Passaram até por uma música de natal no 1º encore (foram 3 no total). Daí ter demorado mais de 2 horas. :) É claro que, com tanto tempo de concerto, tiveram disponibilidade para tocar umas covers, entre as quais: "Little Honda" dos Beach Boys (cover que se encontra no album I Can Hear The Heart Beating As One mas que mesmo assim não reconheci), a pedido de um espectador, e, no 3º encore e para terminar o concerto, "I Found A Reason" dos Velvet Underground (que também não reconheci, visto ser de um álbum que nunca ouvi muito). Ficou a faltar a música "Sugarcube" (facto para o qual eu já estava avisado) mas não se pode ter tudo. Se estiverem interessados em ler uma crítica ao concerto a sério clickem aqui que eu vou passar a coisas sérias.

As coisinhas que eu gosto sempre de comentar:

1- Adorei o facto de ninguém se ter levantado durante as músicas, se bem que havia um gajo nos doutorais que parecia que ia saltar da cadeira;
2- Também adorei o facto de o vocalista ter logo dito logo de princípio que dentro dos gritos entre músicas "ehs" podia ser mas comentários eram dispensáveis. Não podia estar mais de acordo.
3- Havia lá duas senhoras com os seus 70 anos (quem foi ao concerto não me deixa mentir) mesmo à minha frente a "abanar o capacete" com a malta jovem agora diz e a bater palmas à velha (é um tipo de bater palmas em que as duas mãos ficam exactamente uma encostada à outra aquando do impacto) ao som da primeira saída deles de palco;
4- Quando o vocalista comentava que o chão era muito escorregadio ouvi um comentário vindo da fila de trás que não gostei: "Não usasses All Star." quando eu estava com os meus mesmo ali à frente...;
5- E claro houve, o que já é um clássico nestes concertos, "Shiu" para os espertinhos que sentem a necessidade de preencher o silêncio.

E mais uma vez se provou que a Aula Magna é uma grande sala de espectáculos.

7 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho que nem que vivessemos num planeta de gelo tu ias deixar de usar All Stars (o que, de certa forma, tambem pode ser uma critica á tua inteligencia).

Concordo quando dizes que a Aula Magna é uma grande sala de espectaculos. Realmente é uma sensação completamente diferente e agradavel ver um concerto sentado num " cadeirao " com o palco mm ah frente. Muito diferente de estar no meio de um moche, a tentar sobreviver, enquanto se lança espreitadelas para o palco que está a milhas de distancia.

Francisco disse...

Bah, nem quando chove eu uso all star, por isso...

O "cadeirão" é nos doutorais, na bancada é uma "cadeirinha velhinha mas bem catita"

Anónimo disse...

a curiosidade e 5 contos.

e a cat power, não viste?
eu vi.
não deves ter visto
senão havia post.

Francisco disse...

Não obrigatóriamente (fui a Six Organs Of Admittance e não fiz um post) mas não, não fui. Gostava de ter ido mas não se pode ir a tudo. Agora tou indeciso em ir ou não ir a Lambchop.

Anónimo disse...

"obrigatoriamente" é sem acento.

Francisco disse...

Óbvio.

Anónimo disse...

grande, grande concerto, foi tipo celebração em fim de digressão ...