sexta-feira, julho 06, 2007

Super Bock Super Rock - dia 4

À chegada já tocavam os Linda Martini (os Mundo Cão já tinham tocado). Cedo deu para perceber que, se em álbum não são nada de especial, ao vivo são ainda piores. Muita energia, muita vontade mas pouca qualidade. Nada mais a dizer. Acabado o concerto muitas foram as pessoas que se dirigiram para as barracas de comes e bebes permitindo, assim, um avanço considerável para junto do palco. Iam tocar os Clap Your Hands Say Yeah! Uma banda que com o seu primeiro álbum angariou muitos fãs mas que com a saída do segundo perdeu outros tantos. Talvez por terem a noção que o público queria ouvir as músicas do primeiro álbum e por se tratar de um festival, decidiram basear a sua playlist nesse álbum. Uma opção pouco comum mas, na minha modesta opinião, bem feita. Ironicamente, um dos melhores momentos do concerto foi a música “Satan Said Dance” do novo álbum. No fim do concerto, nova debandada. Não que os Maxïmo Park não chamassem muita gente mas o intervalo entre as duas bandas convidava a um pequeno descanso. O concerto de Maxïmo Park foi, também ele, bastante razoável. Ficou claro que o vocalista, Paul Smith, tem personalidade e muita energia em cima do palco. Assim, confirmou-se o que eu já havia dito anteriormente: desta fornada de bandas britânicas que tem surgido nos últimos 2/3 anos estes são aqueles em que mais deposito esperanças. Tirando os Franz Ferdinand, claro. O concerto, que, ao contrário do dos CYHSY, teve muitas músicas do novo álbum, teve bons e maus momentos. Não conseguiram manter um nível sempre elevado de qualidade. Talvez, com as músicas do novo álbum, não tenham material para isso. Chegado ao fim deste concerto, uma discussão sobre as opções tomadas por estas duas bandas. De um lado, uma banda que joga pelo seguro e toca mais músicas do álbum que as pessoas queriam ouvir. Do outro, uma banda que opta por promover o seu novo álbum arriscando, assim, dar um pior concerto. Quem sou eu para julgar a opção de cada uma das bandas? Quem disse ninguém acertou em cheio e receberá, na sua respectiva casa um cheque-disco da fnac no valor de 10 euros para gastar na secção alternativa/independente. Entraram, de seguida, uma das bandas mais esperadas da noite, os Jesus and Mary Chain, que depois de alguns anos separados juntaram-se de novo para fazer… merda. A linha entre a despreocupação e o ser antipático é muito ténue e, infelizmente, foram mais antipáticos que outra coisa. Chegaram, tocaram e foram-se embora. Não disseram mais que “thank you” e “thanks” e não pareciam especialmente interessados em se o público estava interessado ou não. Desilusão da noite. Assim que o concerto acabou, as pernas imploravam por descanso. Por isso, o concerto de LCD Soundsystem foi visto de mais longe. Numa zona onde havia tempo para as duas pessoas do lado poderem dançar de forma histérica (hihihihihi) e eu, cocó como sou, a mexer-me um pouco (que, como quem me conhece sabe, não é fácil). Foi incrível olhar para a frente e não uma única pessoa parada. Toda a gente se mexia. Como diriam os Kings of Convenience “the music's too loud and the noise from the crowd increases the chance of misinterpretation so let your hips do the talking. I'll make you laugh by acting like the guy who sings and you'll make me smile by really getting into the swing”. Uma atrás de outra, todas as músicas tinham o mesmo efeito no público. Até que, já em encore, acabam o concerto com a “New York, I love you but you’re bringing me down”, uma das melhores músicas deste ano. E que forma de acabar o concerto. Para alguns foi uma forma muito anti-climática de acabar o concerto. Mas não poderá esta música obter tanto ou mais clímax que, por exemplo, a “Daft punk is playing at my house”? Se dúvidas havia a resposta é sim, pode. Sem dúvida, o melhor concerto da noite.

Resumindo:

Linda Martini – 2/10
Clap Your Hands Say Yeah – 8/10
Maxïmo Park – 7/10
Jesus and Mary Chain – 4/10
LCD Soundsystem - 9/10

26 comentários:

ritah disse...

"Talvez, com as músicas do novo álbum, não tenham material para isso." MEGA PFFFFFFFFF vai mas é para a cama ouvir o album novo como deve ser!

Francisco disse...

ahahahah, eu disse "talvez" porque não conheço bem o novo mas não me parece nada de por aí além.

Anónimo disse...

Corrige me se estou enganado, mas n eras tu que andavas doido cm linda martini dps de ouvires aquela maquete?

Francisco disse...

ahahahah, houve um tempo que me pareceram engraçados, sim. Mas já não estou iludido. Mas em album continuo a achar que são medianos, disse isso no post.

ritah disse...

é bom e pronto.

Francisco disse...

porque é que eu começo todos os comentários com "ahahahaha"? que estupidez.

Anónimo disse...

GM

Francisco disse...

ahahahahah, agora tenho a certeza que és tu, antónio.

Anónimo disse...

Lamento informar, mas voces compareceram todos ao dia errado do SBSR.

Francisco disse...

olha o metaleiro...

Anónimo disse...

como é que soubeste que era eu?

Francisco disse...

já desconfiava que eras tu e pelas horas do último comentário percebi que só podias ser tu.

ritah disse...

"hahahah" es taaaaooooo lame! "ahahahaha"

Francisco disse...

o que é que eu fiz agora?

ritah disse...

"hahahahah" ?

Francisco disse...

ahahahah, tou a evitar por ahahahahah's

ritah disse...

ahahahahahaha mas repara q, logo após teres reparado nesse facto, voltaste a usá los!

Francisco disse...
ahahahahah, agora tenho a certeza que és tu, antónio.

se calhar foi de proposito (o que, digamos, tb nao abona a teu favor... right?)

Anónimo disse...

bem vindos ao meu bazar

Marvin disse...

Nunca me tinha dado ao trabalho de decifrar essa letra de Kings of Convenience.
Realmente é algo com que nos podemos identificar...

Francisco disse...

foi porque naquele caso ouve mesmo um riso, visto que tinha acabado de falar com ele no msn

ahahahahah, gostas deles anónima?

os kings of convenience têm letras bem engraçadas

Anónimo disse...

Acho o ahahaha bastante mais " fash " que lololol0ol.

Mas a maneira que o senhor xiko os usa, é exagerada sim senhor. Isso e as virgulas. E os tenis All Star. E os supositorios.(...)

Francisco disse...

declaro-me inocente quanto às vírulas, o resto é verdade.

Anónimo disse...

a primeira vez que ouvi o bem vindos ao meu bazar foi há uns meses na antena 3 e achei que era mais uma banda das recentes a imitar os ornatos violeta com a particularidade desta ter também um timbre muito paulo gonzo.
gravei para mostrar à minha irmã a maravilha que era saber acrescentar um paulo gonzo ao já batido ornato.
agora, depois de darem a cara, já não exercem esse fascínio.

Francisco disse...

ahahahahaha (agora teve de ser), que belo comentário

Anónimo disse...

isso dos supositorios e do ahahaha é um bocado gay messiah

Maria disse...

Então e o dia divinal de Arcade? Eu saí de lá c vontade de fazer uma revolução.