segunda-feira, outubro 16, 2006

Final Fantasy @ Club Lua

Há pouco mais de um ano fui ao Lux ver Andrew Bird. Saí de lá impressionadíssimo era a primeira vez um músico que gravava aquilo que tocava, reproduzia aquilo que tinha acabado de gravar e tocava por cima. Achei aquilo fantástico, nunca tinha visto nada assim na minha vida, não sabia sequer que havia quem fizesse isso. O mesmo não aconteceu no domingo, em que sabia perfeitamente que isso iria acontecer, mas mesmo consegui sair de lá impressionado. Isto porque, o rapazinho Owen Pallett, é um génio a tocar violino. Ele toca violino como ninguém, ok, faz lembrar o Andrew Bird também nesse aspecto mas este consegue ser ainda melhor que o sr. Pássaro. Mas aquilo que acabou por fazer a diferença, num concerto que podia ser em tudo igual ao do Andrew Bird, foi o facto de ele ter uma assistente que passava acetatos. Ok, isto assim parece estúpido mas acreditem que a história que os acetatos contavam, juntamente com a música que saía daquele violino e a voz que saía da boca do senhor, criam o ambiente perfeito, de uma harmonia perfeita. Acho que nunca mais na minha vida vou ver um concerto em que passem acetatos, pelo menos por isso, e não foi só por isso, vai ficar-me gravado na memória por muito, muito tempo. Ainda assim, achei que ele podia ter interagido mais com o público, já que eramos tão poucos, mas isso já tem haver com o tipo de pessoa que cada um é. E claro, há a eterna questão de estar sentado. Eu sempre fui um defensor que 99% dos concertos deviam ser vistos sentados, e este era um desses 99%, mas não se pode ter tudo e eu já estou cansado de me queixar desse pormenor. Resumindo e concluindo, foi um grande concerto.

7 comentários:

Anónimo disse...

tava a achar este texto
uma seca do camandro
até dizeres que os concertos
deviam ser sentados.
faz uma petição que eu e tu assinamos.

eu não fui ao concerto nem quis ir, bah,
mas a minha irmã foi.

Francisco disse...

E o grande Nuno Galopim escreve: "...um retroprojector (sim, daqueles que usávamos em Biologia para ver as explicações da fotossíntese).". Mas ele tem razão, os de Biologia são iguais. ( e de retroprojectores em Biologia percebo eu)

Francisco disse...

Já agora leiam a crítica completa: http://sound--vision.blogspot.com/2006/10/o-concerto-do-ano.html

Anónimo disse...

não leio.

Francisco disse...

A má vontade é uma coisa feia.

JM disse...

um senhor doutor professor catedrático lá da UCP tmb passa uns acetatos manhosos nas aulas... mas olha q n me vai ficar gravado na memória! era bem bom...

Francisco disse...

Hahaha