sábado, outubro 21, 2006

Elliott Smith (06.08.69 - 21.10.03)

(Ok, está mal feito, mas o que conta é a intenção. Isto é a capa de um cd de tributo ao Elliott Smith, no original diz "From: Portland")

Everybody knows
You only live a day
But it's brilliant anyway
Faz hoje 3 anos (é estranho pensar que foi há tão pouco tempo) que este senhor se suicidou com uma facada no peito. Penso que, sendo este um pormenor sem grande importância, serve, pelo menos, para perceber o quanto ele sofria. E esse sofrimento é facilmente "ouvivel" na sua voz em todas as suas canções. Será esta voz sofrida o que faz dele um artista único? Provavelmente. Até hoje não ouvi nenhum cantor que transparecesse tanto sofrimento na voz como ele. Não quero com isto dizer que ele sofria mais que os outros, estas coisa não são quantificáveis, mas dá pelo menos para perceber que as suas letras são realmente sentidas, uma voz daquelas não pode ser se verdadeira.

Deixou 5 álbuns feitos, dos quais conheço bem 3 deles: Roman Candle, Either/Or e XO, cada um melhor que o anterior (não levar isto à letra, porque gosto de todos igualmente), e, um ano depois da sua morte, foi editado o álbum From a Basement on the Hill tão bom, ou melhor, que qualquer um dos outros previamente lançados. Apesar de todos estes grandes álbuns, que eu aproveito para aconselhar a ouvirem, o ponto alto da sua carreira como músico terá sido a sua inesperada nomeação para o óscar de melhor canção (ou diz-se melhor música?) pela música Miss Misery. Infelizmente, o Óscar foi para a Celine Dion com aquela música do Titanic, talvez por ser claramente um "outsider" naquele ambiente.

"Although he did not win, Smith performed the song live at the televised Oscar broadcast, appearing on-stage alongside superstars Trisha Yearwood and eventual award-winner Celine Dion in one of the most notably surreal musical moments in recent memory." in All Music

6 comentários:

Anónimo disse...

olá, boa tarde, precisa de ajuda?

Francisco disse...

hein?

JM disse...

Cheira-me q ele n se suicidou...

Anónimo disse...

A Academia de Hollywood também acha que as pessoas devem estar sentadas durante os concertos.

Francisco disse...

Hahaha, pois parece que sim.

Hoje à noite escrevo sobre os saltos no concerto dos Muse.

Anónimo disse...

realmente é completamente ridiculo o prémio da melhor musica ter ido para a celine dion. e nem tou so a dizer conparatvamente a musika do video