terça-feira, outubro 23, 2007

Oferenda

Não era para postar este poema, ainda que seja um dos meus preferidos (dos poucos que já li por aquí na internet), mas como a anónima gostou dos outros poemas do Miguel Torga (os dois últimos e o anterior a estes) este vai para ela. O poema, não as palavras.

"Menina que não lês o meu poema,
Mas que tens a pureza que nele canto,
Vê na balança dos meus olhos quanto
Pesa a ternura humana que te dou:
Ponho nas tuas mãos ingénuas de criança
Toda a herança
Que da morte da vida me ficou."

Miguel Torga - Coimbra, 24 de Abril de 1951

Reparem que dos quatro poemas que postei todos foram escritos em Coimbra. Fora de Coimbra ele escrevia coisas mais relativas à natureza, penso eu.

3 comentários:

Marvin disse...

Como resposta e agradecimento ao album do Jens Lekman deixo-te um pequeno conselho de um album que ando a ouvir bastante e que, caso ainda não conheças, acho que te vá agradar:

Bridge Over Troubled Water de Simon & Garfunkel

Porra de album...
Há lá uma música que vais reconhecer do garden state.

Francisco disse...

por acaso há duas semanas ouvi um bocado do bookends, que tem a America e a Mrs. Robin que devem ser das mais conhecidas deles. Mas vou com certeza ouvir com mais atenção. Obrigado.

Anónimo disse...

obrigada, xiquitito.