quarta-feira, novembro 08, 2006

Viagem à Bélgica

Tenho adiado escrever umas linhas sobre a minha viagem à Bélgica, mas hoje apeteceu-me fazê-lo.

Tudo começou às 5 e pouco da manhã de 4ª feira passada, hora a que me levantei para ir apanhar o avião. Acho de extremo mau gosto que a primeira coisa que um turista vê de Portugal ao chegar de avião seja o barracão que é o aeroporto de Lisboa. É pequeno, está desorganizado, é feio, é velho e nada funcional. Obviamente não se espera que Lisboa tenha um aeroporto como o de Bruxelas, que deve ter mais do dobro do movimento e consequentemente do tamanho, mas, caramba, há-de haver um meio-termo. Enfim, em frente.

Chegado a Bruxelas, e depois de já devidamente instalado no hotel, uma volta pela cidade. A verdade, é que Bruxelas me desiludiu muito. Não tinha uma ideia concreta de como seria a cidade mas esperava uma cidade bonita, grande, civilizada, uma cidade que me surpreendesse a cada esquina. Mas a verdade é que Bruxelas não tem nada de especial, uma bonita descida (aquelas com estatuas, escadas, jardins e isso) em frente a um palácio, uma praça que, devido à a chuva que se fez sentir, se encontrava sem esplanadas e um puto a mijar numa esquina. Esse puto é absolutamente ridículo, não percebo como é que uma estátua de um metro com um miúdo a mijar se torna símbolo de uma cidade como Bruxelas mas é um facto que o é. Felizmente (ou talvez não seja felizmente e o facto de Bruxelas me ter desiludido tenha haver com isso), só visitei a cidade durante o dia em que cheguei, as noites dos vários dias e a manhã do dia da partida. Tive, portanto, possibilidade de visitar outras cidades, foram elas: Gent, cidade muito bonita. Tive pena apenas que tivesse chovido nesse dia já que a cidade tem alguns canais que devem ter outra beleza em dias de sol, não que quisesse andar de barco, diga-se; Brugge, a cidade que mais gostei de todas as que visitei nesta viagem, talvez também pelo facto de ter sido o dia em que esteve melhor tempo, com uma praça a fazer lembrar a lindíssima praça principal de Praga (só para dizer que já estive em Praga); Leuven, cidade em que o meu irmão se encontra a fazer Erasmus, e, coincidência ou não, muito virada para os estudantes, já que existem edifícios pertencentes à universidade espalhados por toda a cidade; e Waterloo, famosa por ser o local onde Napoleão foi derrotado pelos aliados, e não só pelos ingleses como se costuma dizer, em que ia morrendo de frio depois de subir ao monumento construído em memória dos que morreram nessa batalha.

Uma das coisas que mais gostei foi o facto de as pessoas usarem imenso a bicicleta nas suas deslocações diárias. E o mais interessante era que se viam pessoas de todas as idades e de todas as classes sociais, a fazerem-no. É claro que isto me fez lembrar, como a qualquer fan de Smiths que se preze, este video:



É claro que não é viável pensar que, na cidade das 7 colinas, se poderia fazer o mesmo mas isso não me impede de imaginar como seria.

9 comentários:

Anónimo disse...

ñão li o texto, é muito longo.
era só para dizer olá.

Francisco disse...

hahaha, viste pelo menos o video?

hahaha, sim, levei baile.

Francisco disse...

Tou com a mania do "hahaha", peço desculpa.

Anónimo disse...

Ainda me has-de explicar o teu criterio para a escolha da imagem do inicio do post. Sera queo puto mijao foi o k te mais marcou nesta viagem? Huummm...


Ja agora, vi o video.

A unica coisa que ficou retida na minha mente foi: "Irra, que oculos mais ridiculos e apanascados que o sujeito tinha. Parece que os esqueceu de remover quando tirou o disfarce de violador. "

Felizmente tenho a certeza absoluta que mais ninguem ah face da terra os irá comprar. POIS NAO ?!

Francisco disse...

És um inculto e foi para pessoas como tu que escrevi que expliquei que o puto é o símbolo de Bruxelas.

Em relação aos óculos, são opiniões. Eu já só penso neles. A sério são os melhores óculos de sempre, não em castanho como o morrissey tem no video mas em preto como os outros gajos. Infelizmente não me devem ficar bem, mas, se comprar, pelo menos serei feliz na minha feieza.

Anónimo disse...

na pull & bear há camisas às flores.

Francisco disse...

hahaha, já te expliquei que não quero parecer o Morrissey. E ele não é o único a usar esses óculos. É como usar All Stars, usas porque o Julian usa ou porque gostas de usar? É exactamente a mesma coisa.

Anónimo disse...

porque o julian usa, óbvio.
sinto-me mais capacitada para casar com ele.

Francisco disse...

Sim, as tuas hipóteses de casar com ele aumentam exponencialmente se usares all stars. É um facto.