terça-feira, junho 30, 2009

Jens Lekman (2)

E diz ele: 'Now I'm in quarantine for ten days. I can see the summer through my window and it's just perfect. Summer is always best through a window.'

Jens Lekman

Quando li isto tive esperança que ele já não viesse cá. Anda uma pessoa à espera durante 3 anos e tal e o gajo só vai a Coimbra e ao Porto? Podia ser que, se desmarcasse, acabasse por vir a Lisboa mais tarde. Mas deve dar os concertos. Enfim. Acho que vou ter de me contentar vídeos do YouTube:

segunda-feira, junho 29, 2009

Razão versus emoção (4)

Depois das últimas 3 edições (1, 2, 3) aqui fica mais uma. Esta dedica-se a qual é, para mim, o melhor álbum do ano até agora. É a razão versus a emoção.

domingo, junho 28, 2009

Saber dançar

Há um vídeo de mais de 8 minutos anterior a este, com este gajo a dançar sozinho. O que interessa é o que se seguiu:


Ontem à noite


E enquanto isto acontecia eu tava para aqui a ver episódios do Lost ou a decidir se postava ou não um texto que escrevi. Life is unfair.

sábado, junho 27, 2009

Eu já ouvi, e você?

Não era para fazer uma nova edição tão cedo mas chegou-me aos ouvidos que andam por aí fãs de Vampire Weekend que não conhecem este Graceland do Paul Simon. Não pode ser. O ano passado, sempre que se falava de Vampire Weekend, falava-se deste álbum e fiquei curioso. E é tão bom. Aqui ficam duas das canções mais conhecidas do álbum cantadas ao vivo no Zimbabué e o link para o ouvirem o álbum:





Download (não fui eu que fiz o upload, por isso, algum problema digam)

sexta-feira, junho 26, 2009

Michael Jackson

«I remember doing nothing on the night Sinatra died
And the night Jeff Buckley died
And the night Kurt Cobain died
And the night John Lennon died
I remember I stayed up to watch the news with everyone»

Já dizia o outro. Eu confesso que a morte do M. Jackson passa-me um bocado ao lado. Mas é interessante ver as reacções de toda a gente.

quarta-feira, junho 24, 2009

Eu já ouvi, e você?

É um dos 1001 álbuns que têm de ouvir antes de morrer. Eu já ouvi, e você?

segunda-feira, junho 22, 2009

Ao vivo

Este ano o Mark Kozelek lança dois álbuns ao vivo, um deles é este Find Me, Ruben Olivares que é tão bom que dói. Para ouvir principalmente à noite, claro. O engraçado é que quando o vi ao vivo no Santiago Alquimista não o achei nada de especial e no entanto, num concerto aqui na vizinha Espanha, isto já soa tão bem.

domingo, junho 21, 2009

Barba (2)

Hoje quando estava a pensar nisto lembrei-me do Conan O'brein e do David Letterman que também deixaram crescer uma barba como forma de solidariedade para com o protesto dos seus guionistas. A diferença é que a minha barba é uma forma de solidariedade com o meu próprio protesto.



Ps: Isto não é para ser levado a sério.

sábado, junho 20, 2009

Barba

Como disse lá atrás tenho deixado crecer a barba de há 2 semanas e meia a esta parte. Hoje, quando me olhava no espelho, percebi que deixar crescer uma barba pode não ter nada a ver com estética. Deixar crescer uma barba pode ser o resultado visível de uma necessidade de alienação (de protesto, até) depois de achar que podíamos pertencer.


O que é que isso tem a ver comigo? Como diriam os Dr. Dog noutra música: Go on and work it out.

sexta-feira, junho 19, 2009

O meu dia - resumo

Today was another day full of dread
But I never said I was afraid
'Cause dread and fear should not be confused
By dread I'm inspired, by fear I'm amused

Bonnie 'Prince' Billy - Another Day Full of Dread

A minha noite

quinta-feira, junho 18, 2009

A minha tarde

quarta-feira, junho 17, 2009

Segundos Sentidos

Estava aqui a lembrar-me que, quando analisávamos poemas nas aulas de português no secundário, eu nunca via segundos sentidos naquilo, nunca chegava às verdadeiras intenções. Irónico é que, na minha vida, vejo segundos sentidos a mais, e no entanto, também não chego às verdadeiras intenções.

segunda-feira, junho 15, 2009

Coolness (2)

O grau de vício é tal que ao fazer o CV para a candidatura ao mestrado passou-me pela cabeça (mas nunca foi opção, claro, não estou assim tão viciado) pôr uma citação da música Leftlovers do Jarvis Cocker: "This is my CV and I've got no one else to blame." Eu rio-me da minha própria estupidez, não se preocupem.


domingo, junho 14, 2009

Coolness

Ando viciado nesta música e neste vídeo. A ponto de, tenho de admitir, já andar pela casa a cantar e a imitar a dança à Jarvis Cocker. Infelizmente, o gajo é um quarentão com muito mais coolness que eu.

sábado, junho 13, 2009

Ninguém vai perceber este (2)

O problema com a maior parte do que escrevo é que só uma ou duas pessoas podem perceber (de cada vez) e normalmente são feitos com uma distância temporal ou escritos de forma a que mesmo esta(s) pessoa(s) não perceba(m). E não me perguntem o porquê de eu os escrever, que vocês ainda têm menos razões para os ler.

Ninguém vai perceber este

Quando estava a enumerar os pontos, acrescentei um só para que não se percebesse que dei muita importância aos outros. O problema foi justificá-lo.

quarta-feira, junho 10, 2009

Guitarra (2)

Aprender a tocar guitarra e deixar crescer a minha incipiente barba (vai em uma semana e estava igual há 3 dias atrás), são os meus grandes objectivos para estas férias. Só depois vem acabar a licenciatura e entrar no mestrado que quero.

Guitarra

Farto que estava de estudar lembrei-me de voltar a pegar na guitarra (ao fim de um ano?). Nunca soube tocar nenhuma música por isso comecei pela que esteve mais próxima disso (ainda que longe). Nada mais nada menos que a Borrow dos Silence 4.

Há na faculdade quem diga que eu tenho ar de baixista, se calhar é nisso que estou a falhar.

terça-feira, junho 09, 2009

Nick Drake

Hoje é mais uma daquelas noites em que oiço os 3 álbuns do Nick Drake de seguida e por ordem cronológica. Ai, esta calma melancolia.

Pequenas coisas (5)

Gosto imenso deste programa em que 3 idosos comentam música moderna. Gosto principalmente do Bill, com as suas opiniões sempre bem fundamentadas. No site falam de Animal Collective, Beirut, The Walkmen, Andrew Bird, Bon Iver e até Sepultura, entre outros. Aqui comentam os Dr. Dog com «Hang On» e os Ting Tings com «Shut Up and Let Me Go» (a contrário do que aqui acontece, normalmente dizem mal).



Confesso que gosto muito dos Dr. Dog que, tal como dito na discrição, vão buscar influências aos Beatles e aos The Band. Musicalmente, esse recordar da cena da década de 60, agrada-me e depois têm frases muito simples que eu adoro. Só desta música temos esta 'Well, I don't need no doctor to tear me all apart / I just need you to mend my heart' ou 'What you thought was a hurricane / was just the rustling of the wind". E logo no princípio da música dizem: 'Hang on, hang on / 'Cause it's the little things / Yes, it's the little things / That do us harm'. Sabem do que falam.

segunda-feira, junho 08, 2009

Pequenas coisas (4)

Hoje, em conversa com uma amiga, descobri porque levo tão a peito as pequenas coisas. A explicação a que cheguei (ou chegámos) é que, por ser muito dado às rotinas, as pequenas variações são sentidas com mais intensidade, para o bem e para o mal. Faz sentido.

domingo, junho 07, 2009

Coincidências (2)

Como diria o Bill Callahan na música de abertura do, até ver, melhor álbum de 2009: 'I used to be darker, then I got lighter, then I got dark again.'

sábado, junho 06, 2009

Coincidências

Ia fazer um post mas depois lembrei-me que já o tinha feito, igual ao que seria agora. A mesma imagem, a mesma música associada. Procurei no Google por ele e descobri que foi feito há exactamente 2 anos. Coincidência? Não, a minha vida é que é repetitiva.

Defeito

Um dos meus defeitos é que não consigo esconder aquilo que tenho de dizer. Quando penso que tenho de dizer alguma coisa não consigo parar de matutar nisso. Lembro-me que isso mesmo me foi dito há mais de ano e meio, "É engraçado que nota-se perfeitamente quando tens alguma coisa para dizer". E tenho.

quarta-feira, junho 03, 2009

Leonard Cohen

Estava aqui a pensar no regresso do L. Cohen a Portugal e cheguei a uma conclusão. Aqueles que foram ao concerto do ano passado sabem que, a este preço, não podem repetir. No entanto, aqueles que foram ao concerto do ano passado sabem que, mesmo a este preço, têm de repetir.

"Na música "Halellujah" senti um arrepio e vieram-me as lágrimas aos olhos. Um pouco à minha frente um senhor com 30 anos chorava. Mais à frente um senhor de 50 e tal levava as mãos à cabeça. Do outro lado um senhor com os seus 70 anos, comandava uma orquestra imaginária. Foi um dos momentos da noite."

terça-feira, junho 02, 2009

Bigmouth Strikes Again

Segundo o meu dentista abro mais a boca do a maior parte das pessoas. A primeira ligação que fiz e que comentei com ele foi sobre o 'abrir demais a boca só no dentista é que é bom'. Claro que apartir daí foi só um passo até chegar aqui:



Felizmente, ele não disse que gostaria de smash every tooth in your head.