quarta-feira, abril 29, 2009

IndieLisboa

Afinal o voucher era mentira. Mas não me impedem de lá ir. E é já hoje.

Berlengas (6) / Fauna e Flora

Só descobri no final de tarde de segunda-feira que a máquina do meu irmão tinha uma macro muito boa. Escusado será dizer que depois dessa altura tirei bastantes destas fotografias. Aqui ficam as que para mim ficaram melhores (estas valem mesmo a pena carregar para aumentar). Retomarei as de paisagens depois.
Tenho grande orgulho nestas fotos. Aliás, esta última é o meu wallpaper agora. Tive de esperar cerca de um minuto e meio para que a formiga tivesse numa posição ideal.

terça-feira, abril 28, 2009

Berlengas (5)

Estou de volta. Esta semana foi uma experiência inesquecível. A berlenga é lindíssima e os meus colegas e amigos excelentes companheiros de viagem. Ficou a vontade de lá ficar mais tempo, ou quem sabe de um dia lá volta. Entretanto, vou publicando algumas das fotos que tirei ao longo da semana com a máquina do meu irmão (clickem na imagem para ver melhor).
Aqui está a porta do forte onde ficamos instalados. Todos os dias tinhamos de subir 290 escadas, irregulares e muito altas, até lá acima. Felizmente, olhando para trás, eramos confrontados com isto:

terça-feira, abril 21, 2009

Berlengas (4)

Amanhã parto para as berlengas por uma semana. Mochila às costas e um garrafão em cada mão. Ainda tenho de ir fazer a mochila (estou para ver como é que levo roupa e comida tudo ali dentro) por isso despeço-me por uma semana. A título de curiosidade, hoje numa aula teórica o professor estava a ver quantos grupos eram e ia perguntando o título dos trabalhos. Como há dois grupos a fazer sobre tocas de coelhos, o professor pediu o nome de um dos elementos do grupo. Ao que um colega meu grita: "MOLHO". Escusado será dizer que toda a gente se riu e eu fiquei embaraçado (para aqueles que não sabem, não, nenhum dos meus nomes é "molho") mas o professor lá escreveu à frente "molho".

Deixo-vos com aquela música que tem passado em repeat. Infelizmente só metade no vídeo. Até para a semana (se Deus quiser).



The more I feel myself,
the more alone I am.
Though you can't hurt me now,
I still fear god's plan.

segunda-feira, abril 20, 2009

Beware (3)

E uma das razões por ter voltado a ouvir o 'Beware' foi andar com a 'I See A Darkness' na cabeça. Principalmente pela letra e em como aquilo se aplica muito bem a mim. Em como as pessoas (principalmente na faculdade) têm uma ideia de mim um pouco unilateral, e não conhecem o meu 'eu' mais "depressivo". Bem, na verdade acho que todos nós temos este lado e que não o mostramos a ninguém. Mas todos nós temos uns escapes. Uns aproveitam conversas do dia-a-dia para ir mandado umas indirectas, outros usam blogs e não o divulgam.



Ver isto ao vivo com o Bonnie 'Prince' Billy a solo é daqueles momentos que não esquecerei tão cedo.

Ps: Mas agora até estou com o Bonnie 'Prince' Billy (e com o Morrissey) e os tempos até têm sido de 'felicidade'. Calmia, vá.

Beware (2)

A julgar pela capa era de facto um grande disco, mas depois fui ouvi-lo e desiludiu-me bastante. Mas hoje, enquanto fazia um trabalho, lembrei-me de lhe voltar a dar uma oportunidade (é um dos meus artistas preferidos, caramba) e desta vez entrou muito bem. Não é tão bom como os dois anteriores (de que sou grande fã) mas é um belo álbum.

Berlengas (3)

Tenho um voucher de 20 bilhetes para o Indie Lisboa e vou tar uma semana fora. Merda. Mas foi oferecido na Reitoria da minha Universidade, por isso não me queixo mais.

Berlengas (2)

A minha ida para as berlengas por uma semana está cada vez mais próxima. Já comprei umas botas de jeito na sexta, os binóculos já vieram de Sta. Cruz e a mochila do interrail do meu irmão, voltou finalmente a casa de pois de longa ausência. Até já desencantei o cantil que usava na praia da escola até ao 4º ano e um boné que não uso há 8 anos. Vai ser épico.

sexta-feira, abril 17, 2009

The pains of being pure at heart

Eu e o ípsilon estamos em sintonia. Grande disco que tocou várias vezes durante a última semana. É ouvir.

quinta-feira, abril 16, 2009

Loser effect

Hoje numa conferência sobre comportamento social falou-se no "Winner-Loser effect". Diz a teoria que quando um animal ganha um confronto, a probabilidade de ele ganhar um confronto seguinte com outro indivíduo aumenta consideravelmente. Da mesma forma, um que perde, tem maior probabilidade de perder um confronto subsequente. Basicamente, vi explicado estatistica e hormonalmente em experiências com peixes, o que já eu tinha percebido se aplicava há minha vida amorosa. Perdes, a probabilidade de perderes no próximo aumenta. E aumenta. E aumenta. Mais, o efeito de uma derrota num indivíduo é bem mais complexo (em termos hormonais) que o de uma vitória.

quarta-feira, abril 15, 2009

Triumph

Junto a minha voz à do Mexia, em como os senhores da Triumph andam a brincar com as pessoas. É que um homem não devia ser confrontado diariamente com um cartaz da Helena Coelho (o Mexia queixou-se da Cláudia Vieira) em trajes menores com o título "Rainha da Sedução". Com os outros cartazes dela um gajo aguenta bem, mas este especificamente, ainda por cima com dimensões sobre-humanas e mesmo de saída da minha rua, faz mal ao coração. A sério, se forem no sentido olaias-areeiro reparem no que eu digo e percebam a minha revolta.

terça-feira, abril 14, 2009

Explicação

E reparem que faço sempre um post 'enche chouriços' minutos/horas depois de uma achega mais pessoal. É para passar mais despercebido.

Funeral (2)

Já a melhor música sobre suicídio é esta (que vou deixar aqui pela 4ª vez ou assim):



Now there's a lot of things that I'm gonna miss
Like thunder down country and the way water drips
When you're running for the door in the rain
Read the metro section
Read the metro section
Read the metro section... See my name

No I didn't really want to die
I only want to die in your eyes
Grant me one last wish
Life should mean a lot less than this
Grant me one last wish
Life should mean a lot less than this

Bipolaridade

Hoje tem me passado muito pela memória uma conversa que tive há largos meses em que defendia que uma pessoa não muda de humor só porque sim. Para mim há sempre uma razão para uma repentina (ou semi-gradual) mudança de humor. Lembro-me de ter sido confrontado com factos "são tudo reacções químicas". Continuo convicto de que ninguém (saudável) muda de humor só porque sim. E se defendo isto, tento perceber o que isso implica em relação a situações recentes. Por coincidência, hoje ao almoço falava-se sobre a bipolaridade estar na moda.

Não era nada disto que eu queria escrever, diga-se de passagem, mas este já não é um blog tão pessoal quanto foi.

domingo, abril 12, 2009

Funeral

Ontem fui pela segunda vez na minha vida a um funeral. O primeiro foi há uns 10 anos, quando a minha bisavó morreu, e eu fui ao cemitério por breves momentos. Lembro-me de ter feito questão de lá ir, mais porque queria ver como era do que por qualquer outra razão. Assim, aquilo passou-me um bocado ao lado. Desta vez foi diferente. A minha ligação familiar à pessoa que morreu, marido da irmã do meu avô, é bastante distante e mal o conheci. Mas o que mais me impressionou não foi a morte em si (o caixão aberto na casa mortuária e o ar pesado que lá se sentia ou o caixão a ser colocado no respectivo buraco no chão), foi sim o sofrimento das pessoas. Esse perder alguém que esteve connosco durante toda a vida é algo que nunca senti e que, por isso, tenho alguma dificuldade em perceber.

Desculpem o cliché mas tomem lá a 'Asleep' dos Smiths


quinta-feira, abril 09, 2009

Chegar e partir (3)

Terei de vos abandonar por mais uns dias visto que vou à terra do meu pai visitar a minha avó. Até Domingo.

ENEB (2)

Uma das melhores coisas do ENEB foi ter sempre comigo um gajo que sabe imenso de aves, uma que sabe quase tanto como o anterior e outra que se especializa em plantas. Os dois primeiros devem ter avistado umas 10 espécies de passeriformes (até pelo canto) só dentro da cidade. Na foto (retirada do Wikipedia, claro) temos um Chapim-real, de nome científico Parus major (uma pessoa vai apanhando).

quarta-feira, abril 08, 2009

You'll Never Walk Alone

O Liverpool acabou de perder 3-1 em casa na primeira-mão contra o Chelsea. Para passar, tem de ir a Londres ganhar 3-0. A eliminatória muito dificilmente não está perdida. Mas no final do jogo ouviram-se os adeptos do Liverpool cantar o famoso "You'll Never Walk Alone". Não há nada como saber aceitar uma derrota e seguir em frente.

ENEB

De volta de Évora desde ontem mas com um trabalho para ser iniciado hoje, não tive tempo para cá vir até agora. Foi muito boa a experiência, ainda que continue a não gostar muito de acampar mas essa é uma história para outro dia. Não querendo tornar isto num fotoblog, mas sabendo que é isso que vocês querem ver, vou tentando contar a história com fotos (possivelmente haverá mais):

Conferindo a hospitalidade alentejana no sábado à noite. À mesa com a Tuna de Évora, que nos pagou umas bebidas numa tasca típica onde eles costumam ir. Daqui seguem cumprimentos.

sexta-feira, abril 03, 2009

Incerteza (2) / Eventos

Hoje à noiteE nos próximos dias estarei em Évora, num encontro de estudantes com conferências e um Workshop.
No fundo, faço por estes dias coisas que (quase) nunca fiz. Era sobre isso o último post (que duas pessoas me vieram perguntar sobre o que era). Ontem, por exemplo, cantei no Singstar 80's.