terça-feira, abril 29, 2008

Nada

O que acham deste post?

segunda-feira, abril 28, 2008

Trick

I could have been wild and I could have been free
But Nature played this trick on me

Ciência

Numa crítica literária, que tive o prazer de ler para a cadeira de Evolução, um senhor chamado Richard Dawkins diz o seguinte sobre o livro que leu: "At this point, self-conscious throat-clearing becomes almost audible and the reader is led to anticipate some good embarrassing stuff." Não podendo citar, para minha infelicidade, as inúmeras parvoíces escritas nesta crítica diz, mais à frente, Dawkins: "Yet Not in Our Genes has misteriously attracted some favourable reviews, including one from a scientist whom I have always admired, and who clearly had no difficulty in rumbling its cant." Admirado com a franqueza e para ter a certeza o que Dawkins queria dizer, consultei o grande Urban Dictionary e descobri que "Like cunt but more friendly patter". Ah, que bonita que é a ciência.

domingo, abril 27, 2008

quinta-feira, abril 24, 2008

quarta-feira, abril 23, 2008

Act Normal (2)

E eu que achava que sabia como ia acabar. Uma das melhores séries dos últimos tempos, não haja dúvida. Para celebrar este final de série recordo uma das frases do Dexter num episódio antigo:

«Somehow it's reassuring knowing I'm not the only one pretending to be normal.»

Please (don't) stop dancing in my sleep

Por já duas vezes disse que um sonho me tinha influenciado grandemente o(s) dia(s) que se seguiu (seguiram). Aqui e, mais recentemente, aqui. Hoje voltei a ter um desses. Para comentar este vou deixar duas músicas dos meus queridos Magnetic Fields (a segunda é, aliás, das melhores do último álbum):



Será que, quando não vemos alguém por muito tempo, usamos os sonhos para poder ver essa pessoa de forma mais "real" que só nos nossos pensamentos e memórias? É uma ideia que me agrada.

terça-feira, abril 22, 2008

Coisas

1- O concerto de ontem valeu, obviamente, o dinheiro. Uma das coisas que mais gostei foi ter percebido que os Bad Seeds são mesmo bons e que meia dúzia de "velhos" (o Nick já tem 50, caramba) metem qualquer puto rebelde em linha com aquele som. Mas há 3 concertos que, pelo mesmo preço, vão valer bem mais (pessoalmente, claro está). São eles: (The) National, (The) Magnetic Fields e Leonard Cohen. Para o primeiro, esgotado há muito tempo, falta menos de um mês e, nos últimos tempos, quase não penso em mais nada.


2- Hoje é um daqueles dias em que me sinto, até certo ponto, triste, deprimido, o que quiserem, mas que ao mesmo tempo tenho um inabalável sentimento de certeza e de que as coisas que fiz/faço foram/são acertadas. Sabem como é? Talvez seja por ter sido um Nick Cave confiante que encontrei ontem, não sei. O que é certo é que adoro sentimentos de certeza, mesmo que essas certezas não sejam as melhores. Suponho que tem haver com o facto de ser a pessoa mais indecisa de todo o sempre.

Podemos então dizer que hoje eu sou uma espécie de contradição. Por um lado, tenho as certezas que não fazem muito parte da minha personalidade (uma contradição), e isso deixa-me contente, mas por outro sinto-me triste (segunda contradição). Isto de ser jovem tem destas coisas. Sabem quando as pessoas de idade (soa mal mas "velhos" ainda é pior. Tivemos Camões e Pessoa e ainda ninguém conseguiu arrajar uma palavra para nos dirigirmos com respeito e delicadeza aos terceiro idadianos) dizem que a idade pesa? Pois, eu não podia concordar mais. A idade pesa, de facto.


E agora vão-me desculpar mas vou ver o episódio do Dexter que perdi a semana passada.

Acabei agora de ver: FODA-SE! É óbvio o que vai acontecer no episódio de amanhã mas a verdade é que mal posso esperar. Que série do caralho. Fogo, vou fingir que estudo um bocado antes de me ir deitar. Até amanhã.

segunda-feira, abril 21, 2008

Nick Cave and the Bad Seeds

Mais importante que conversas sobre masturbação ao almoço é o concerto do Nick Cave e os seus amigos Bad Seeds. Conheço pouco dele (o Boatman's Call, o Abbatoir Blues /Coiso e algumas músicas soltas) mas o que conheço chega para prever um grande concerto.

Só peço para ouvir algumas do Boatman's Call (as que ele toca de certeza: "Into My Arms", "People Ain't no good" e "Where do we go now but nowhere?", mas também a "Brompton Oratory" e a "Are you the one I've been waiting for") e a música Supernaturally, que é o amor.

22 de Abril: Muito bom, ainda que tenha sido um concerto diferente do que esperava (o que não é bom nem mau).

The Contest

Hoje, enquanto almoçava, a namorada de um amigo meu perguntou-me: «Quantas vezes é que vocês (homens) se masturbam por semana?» (eles são os dois um bocado doidos) e eu lembrei-me de um dos melhores episódios de Seinfeld de sempre o "The Contest" em que eles fazem uma aposta sobre quem aguenta mais tempo sem se masturbar. Pedaços do episódio:









Depois ela perguntou a mais pessoas e digamos que houve respostas que foram, no mínimo, surpreendentes.

domingo, abril 20, 2008

Ontem à noite / Hoje

Como é que eu nunca percebi que este gajo era tão enorme? Há coisas que não se percebem. Suponho que as coisas têm um timing, e ontem à noite foi o do Tim Buckley.


sábado, abril 19, 2008

Don't turn on the lights,
you can read
'her' address by the moon.

Teatro Aberto

Acabei de vir de lá agora. Quero apenas dizer 3 coisas: gostei imenso (dois defeitos: diálogos, às vezes, difícieis de seguir e demasiado longa - 3 horas com o intervalo), que o Paulo Pires até é um gajo fixe e que a Beatriz Batarda tem uma aura do caraças.

quarta-feira, abril 16, 2008

Sporting Clube de Portugal

«Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting!»

terça-feira, abril 15, 2008

segunda-feira, abril 14, 2008

I've made many shows for only one person

A frase podia ter sido tirada de uma qualquer música dos National ou dos Silver Jews mas era "arte" exposta no museu Serralves no Porto (lembrei-me de ir buscar isto à arca de recordações). A foto foi tirada pelo meu irmão.

domingo, abril 13, 2008

Teatro (2)

Uma peça, no mínimo, atípica. O cenário é uma loja de cozinha. Não é a peça que se passa numa loja de cozinha, a peça é que foi, literalmente, numa loja de cozinha. Montaram uma plateia no meio da loja e fizeram a peça ali - ainda que patrocionado pela cuturgest (daí teres dito que é no teu local de trabalho, maria del sol). Os diálogos são frases tiradas de livros para quem está a aprender uma nova língua, do tipo: "Hoje está a chover" "A não-sei-quantas disse que hoje está a chover" ou "Nesta foto temos é um corta relvas. No lado esquerdo da máquina está x e no lado direito da máquina estou eu". A peça é falada metade em castelhano (com legendas) metade em inglês e retrata 3 fases da vida de Emily (ou Emilia, antes de ir para londres).

Adorei a peça. Infelizmente, não vos posso aconselhar que já não vão a tempo.

Fiquem com a música dos Zombies chamada «A Rose For Emily», tocada quase 40 anos depois de ter sido lançada:

Teatro

Vou ali ver a «Emily» e já venho.

quarta-feira, abril 09, 2008

Sonhos

A meio da noite, 5:35, acordei meio sobressaltado com um sonho. Como diria, o outro: I just got back from a dream attack / That took me by surprise. E fui, de facto, apanhado de surpresa pelo quanto parecia real. Acordei incrivelmente triste com o raio do sonho. Não sei se terá sido um pesadelo a 100% porque certos aspectos seriam "reconfortantes". Já passou o choque inicial mas, como diria o mesmo: it's a world I can't ignore.

Ainda com esta inesperada situação vou manter a minha ideia de ontem à noite e sair à rua com a banda sonora do High Fidelity no discman. Principalmente por causa da Most of the Time do Bob Dylan.

terça-feira, abril 08, 2008

Razão versus Emoção

segunda-feira, abril 07, 2008

Ritmo

Haverá melhor álbum para ouvir à noite, com o chão da rua molhado enquanto se faz percursão com duas pilhas gastas? Não me parece.

Buddy Holly

A primeira vez que soube da sua existência foi quando o meu tio disse que os meus óculos pareciam os do Buddy Holly (ainda que nada tenham a ver). Dizia-me o meu tio, que o BH tinha sido a primeira estrela rock com sucesso mundial - até antes o Elvis (na verdade são da mesma altura). Mas só um ano e meio depois disso é que me apercebi que este gajo vale. O Buddy Holly e a sua banda, os the Crickets, foram os Beatles dos 50's (pequena hipérbole), caramba. Não é coisa para ouvir todos os dias - ao contrário dos Beatles - mas é muito bom.

sábado, abril 05, 2008

Carteira

Toda a gente tem aqueles papéis estúpidos na carteira. Há quem tenha papéis sobre astrólogos e bruxaria (também tenho). Mas duvido que alguém tenha algo tão bom quanto um panfleto a anunciar a Comissão de apoio à candidatura do Garcia Pereira à presidência da república de há 2 anos e meio. Porque é que guardei isto? Provavelmente pelo gozo. Há coisa de meio ano, despachei alguns dos papéis da carteira e voltei a vê-lo mas deixei na carteira para mostrar a um amigo meu. Depois, esqueci-me dele outra vez. Escusado será dizer que vai voltar para a carteira, à espera de ser encontrado novamente.

sexta-feira, abril 04, 2008

Bolso de trás

Descobri hoje esta preciosidade no bolso de trás das calças.

Amanhã revelo um dos objectos que descobri na minha carteira. Posso adiantar que é de Outubro de 2005.

quinta-feira, abril 03, 2008

Estranho

Estranho dia este em que se vê a lua de dia e de noite não há como a encontrar.

quarta-feira, abril 02, 2008

Milhouse Van Houten


Hoje disseram-me: "Fazes-me lembrar o Milhouse. Por causa dos óculos e do cabelo."

E agora reparem nestas caracterizações do wikipedia: "poor social skills"; "the sad weird kid". E também ele tem uma "hopeless crush". Como diriam os ingleses, I rest my case.

terça-feira, abril 01, 2008

a/c

E por falar em a/c, tenho ideia que foi por causa desta cena que eu fiquei a saber que a/c queria dizer "ao cuidado de". Que seja esse o legado do Telmo.